Categorias
Empreendedorismo Marketing digital Mídias Sociais

9 dicas para você utilizar as mídias sociais a favor do seu bar e/ou restaurante

Esse post é dedicado a quem tem um negócio na área de gastronomia, seja ele um restaurante, cantina, bar que receba o público ou um que faça somente entregas/delivery. 

Imagem: Pexels

Você acabou de abrir um restaurante, um bar, uma padaria, uma pizzaria, uma lanchonete ou qualquer coisa do tipo e está se sentindo perdido, confuso e não faz ideia de como usar o potencial das Mídias Sociais para: 

  1. Divulgar o seu negócio 
  1. Atrair clientes 
  1. Chamar atenção do seu público 
  1. Potencializar o negócio 
  1. Apresentar a sua marca 
  1. Converter fãs e seguidores em clientes reais 

Não se preocupe pois você não está sozinho. Pois para muitos donos de negócios fazer parte do mundo virtual soa como um bicho de sete pessoas, e não sabem nem por onde começar.  

Foi pensando nisso que eu decidi compartilhar 9 dicas para você usar as mídias sociais a favor do seu restaurante/bar   

Dicas simples, mas que se bem aplicadas terão um efeito incrivelmente espetacular no seu negócio. 

DICA 1: Escolha das mídias sociais   

Há várias mídias sociais bacanas que podem ser utilizadas para o seu restataurante. Mas para começar eu recomendo a utilizar a Redes Sociais  Facebook e Instagram. O aplicativo de mensagens  WhatsApp ou  telegram.  E criar uma conta no Google meu Negócio e Trip advisor  é muito Importante.   Saber mais sobre as peculiaridades de cada uma, para que, além de saber como fazer parte, você saiba também como se destacar por lá e como fazer para que a utilização da rede se torne uma rotina para você, como empreendedor. 

Dica 2: Deixe o perfil completo 

Se você reparar em alguns casos de sucesso de na internet  identificará que existe uma característica em comum entre todos: o perfil costuma estar sempre completo e bem configurado. Quanto mais informações você colocar nas redes sociais, desde que elas façam sentido para a sua estratégia, muito melhor para chamar a atenção de novos seguidores e futuros clientes. 

Preencha o nome de uma maneira que seja fácil de buscar, crie descrições simples e objetivas, invista no poder das cores para mostrar a identidade visual do estabelecimento e coloque os principais dados de contato. Quanto mais organizado estiver o perfil, maiores as chances de passar uma imagem de credibilidade e, assim, as pessoas confiarem que aquele local é bom de fato. 

 Dica 3. Publique todos os dias no feed do Instagram/facebook 

Foque na qualidade e não na quantidade. Mas é possível SIM fazer as duas coisas preservando a qualidade de suas publicações. 

Crie um calendário de publicações informando o que vai para o ar e quando vai. 

Você pode falar dos pratos, promoções, ofertas, da matéria prima, da escolha dos produtos, de uma curiosidade do restaurante e da comida. 

Você não precisa postar só foto dos pratos. Poste fotos dos clientes (lembre-se de pedir autorização e não ter apelo comercial), de um objeto de decoração, um vídeo convite do seu time de garçons ou do chef. 

DICA 4: Aproveite o  Google Meu Negócio 

Para mim, o Google Meu Negócio é tão importante quanto o Instagram quando o assunto é bar, restaurantes e qualquer varejo de comida. 

Quando você está com fome, qual o 1º lugar que você busca algo para comer? Google ou redes sociais? 

DICA 5: Configure uma conta no  TripAdvisor 

Muitas pessoas que  quem gostam de viajar  utilizam o TripAdvisor ou o Google para encontrar bons locais para comer. 

O TripAdvisor ajuda com as avaliações, além das fotos e a classificação. 

Ter o cuidado de responder   avaliação de um cliente é muito importante . Ou seja, não tem problema nenhum ter avaliações negativas, desde que essas estejam respondidas. Mostra cuidado, carinho e preocupação com o feedback do cliente. 

DICA 6: Use os  Stories sem moderação 

Hoje, o  Stories é uma das funções mais populares da rede social. As postagens instantâneas caíram no gosto dos internautas e fazer bom uso do Stories é uma estratégia para quem não quer apenas mais seguidores, mas engajamento e interação com amigos e fãs do perfil. Com uma grande variedade de recursos próprios, os Stories do facebook/ Instagram?whatsApp permitem a postagem de fotos e vídeos, que podem ser editados para que textos e outros conteúdos interessantes possam ser incluídos na postagem. 

Use os recursos de enquetes, gifs, perguntas, hashtags, locais e tudo o que for para ser criativo. 

Está com dúvidas entre um prato e outro? Peça ao seu cliente para votar. Estimule a participação e envolva o seu público. 

DICA 7: Capriche nas fotos, mas não exagere nos filtros

Eu já vi cenas bizarras durante algumas consultorias provocadas pelo excesso de filtros em publicações de comidas.  Fotos com uma qualidade boa nem precisa de filtro.  

Já pensou um cliente chegar no seu restaurante e se deparar com um produto totalmente diferente do que você mostrou em seu Instagram ou Facebook? 

DICA 8 : Peça para os seus clientes avaliarem o atendimento e a comida 

Coloque displays nas mesas, adesivos nos banheiros e até na hora de entregar a conta pedindo para que ele avalie o seu negócio no Google, TripAdvisor e Facebook. 

Colecione boas avaliações e use isso a seu favor. 

Recentemente fiz  uma pesquisa perguntando para as pessoas se antes de comprar um produto ou serviço, elas buscam por avaliações na Internet e nas redes sociais sobre o que você está comprando? Sabe qual foi o resultado? 94 % das pessoas responderam que SIM e apenas 6% que NÃO. 

DICA 9: Use hashtags  em suas publicações do feed e também nos Stories 

Não é para colocar 30 hashtags, mas você pode usar SIM as hashtags em suas publicações, seja na descrição do próprio post, nos comentários ou nos próprios stories. 

Outra dica é sempre marcar o seu restaurante na localização ou então um ponto turístico. Essa é uma ótima sacada para ser visto por pessoas que estão naquele local. 

Gostou das dicas?  Que tal compartilhar com seus amigos !

Por conectivemarketingdigital

Zenaide de Carvalho, é Administradora, Consultora em Marketing Digital e Gestão de Negócios.

Uma resposta em “9 dicas para você utilizar as mídias sociais a favor do seu bar e/ou restaurante”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s