Você microempresário certamente já ouviu falar ou leu em algum lugar os termos B2B e B2C ? Se você ainda não sabe o que significa esses termos , vou explicar, isso pode ajudar a dar foco nos planos de negócios .
B2B ➡Businnes to Businnes ou seja Negócio entre Empresas. Exemplo: Você produz quentinhas (refeições como almoço ou jantar) em casa, seu consumidor pode ser uma pequena indústria que consome mensalmente através de contrato pré-definido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste exemplo, a busca é predominantemente por custo x benefício já que a relação é mais duradoura. A razão deveria estar presente em todas as transações de comércio, porém nem sempre isso acontece. Nas transações B2B é mais comum as compras serem feitas com a razão, analisando orçamentos, não comprando com impulso e estudando as possibilidades de compra da empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já o modelo, B2C ➡ Businnes to Consumer ou seja sua Empresa negociando com o Consumidor Final. Exemplo: Você que vende roupas pela internet .
Neste modelo , a emoção é o fator decisivo de muitas compras e o marketing se aproveita muito deste dado e faz ações que trabalham bastante o lado emocional do ser humano.
A emoção não analisa custo benefício, ela só desperta o desejo, a vontade de ter o produto, o status. É só ligarmos a televisão para vemos as marcas falando com o emocional o tempo inteiro com os telespectadores, por exemplo. Boticário te deixa mais linda, a Decolar tem preços nunca visto antes e você estará perdendo se não aproveitar.
Espero que este Post tenha esclarecido termos que as vezes nos parecem “confusos” , mas que na verdade são ferramentas para enriquecer nosso Negócio.
Gostou? Se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar algo fique a vontade para comentar .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vem ver os lançamentos de livros na loja Submarino
