Categorias
Comportamento JULHO Organização Planejamento

O MEIO DO ANO CHEGOU: quantas metas de fim de ano você já cumpriu ?

“Lá se foi a metade do ano.  Já tem gente dizendo que mal viu estes seis meses passarem e acredita que os próximos voarão. Apesar do desespero de alguns, estar no meio do ano tem suas vantagens. Que tal verificar as metas criadas lá em 1º de janeiro e ver o que já foi possível fazer, mesmo com a crise causada pela pandemia da covid19 ? E se não conseguiu alcançar nenhuma, quem sabe rever o que ainda pode ser feito?  Ou talvez você nem tenha criado uma lista de resoluções no fim do ano passado e então aqui está a chance de colocar algumas idéias no planejamento para o segundo semestre. 

Listamos 4 dicas de produtividade para alcançar suas metas no segundo semestre – sem enrolação nem dicas milagrosas, essas são dicas simples e práticas para você partir para a ação agora mesmo! 

1. Revise ou defina as suas metas macro 

Se você já teve o trabalho de definir as suas metas ou as da sua equipe no início do ano, neste momento é crucial parar algum tempo para refletir, se fazer algumas perguntas – e, ainda mais importante, respondê-las com sinceridade: 

  • Como estão as suas metas? Quais metas foram vencidas, estão parcialmente atingidas ou não saíram do lugar? 
  • Se continuar seguindo as mesmas estratégias e a mesma rotina do primeiro semestre, você atingirá  todas as suas metas até o final do ano? 
  • Alguma dessas metas vai precisar ser replanejada (mudanças de prazos, data de entrega, investimento, quantidade de pessoas envolvidas)? 
  • Quais ações você poderia tomar para acelerar esse resultado? 

É essencial que você seja honesto e realista ao responder essas perguntas. Sabe por que?  

Se você tinha 20 metas no início do ano e cumpriu 2 delas até agora, é muito provável que não consiga cumprir as outras 18 em apenas um semestre – a não ser que consiga replanejar os prazos internos, o investimento ou as pessoas envolvidas com essas entregas. 

No final das contas, além de não entregar o que foi proposto, você pode acabar sobrecarregado – e isso prejudica a sua produtividade! 

Por isso, é importante revisar e replanejar as suas metas com regularidade, mantendo o foco nos resultados esperados.

2. Priorize as suas tarefas 

Essa é uma das dicas de produtividade mais importantes: priorize suas atividades. Entre as metas que você definiu depois de uma revisão cuidadosa: 

  • Quais têm um impacto mais imediato?  
  • Quais delas têm prazos mais e menos flexíveis? 
  • Existem outras pessoas ou entregas da empresa que dependem desses resultados?  

Essas perguntas servem para te ajudar a definir prioridades na sua rotina. Se você tem claras as suas prioridades, fica mais fácil dizer não para as atividades e os hábitos que roubam a sua produtividade 

3. Planeje as suas próximas semanas 

Já sabe onde quer chegar e o que precisa fazer primeiro? Ótimo!  

Chegou a hora de quebrar essas grandes metas em ações para o dia a dia. Você pode seguir uma lógica reversa: para chegar no final do ano com todas as suas metas batidas, quais são os passos e prazos que você precisa cumprir até lá? 

Comece agora: pegue todas essas ações macro e quebre em tarefas semanais ou diárias. Não precisa planejar em detalhes o seu semestre inteiro, mas é importante ter visibilidade de quais serão as prioridades e entregas de valor das próximas semanas

Planeje também alguns checkpoints no caminho para avaliar se o seu esforço está sendo dirigido para o atingimento das suas metas principais ou desperdiçado em atividades que não geram valor. 

Com certeza você não quer esperar até o final do ano para descobrir que não estava no caminho certo. 

4. Parta para a ação! 

Metas e prioridades definidas, planejamento realizado… Chegou a hora de partir para a ação!  

Faça uma coisa de cada vez 

Multitasking deixou de ser sinônimo de produtividade há muito tempo. A verdade é que as entregas têm muito mais qualidade quando conseguimos manter o foco total em uma única tarefa. Melhor ainda quando entramos em estado de flow – aquele estado em que você está tão envolvido com uma atividade que se esquece de todo o resto.  

Para melhorar sua produtividade, fuja das distrações e dedique a sua atenção total à atividade que está realizando naquele momento. 

Desenvolver este hábito te ajuda a ser mais organizado, não perder as prioridades de vista e se tornar cada vez mais produtivo. 

Gostou da dicas ? Compartilhe com seus amigos !

Por conectivemarketingdigital

Zenaide de Carvalho, é Administradora, Consultora em Marketing Digital e Gestão de Negócios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s